Corporação Musical Belarmino Campos
O município de Guidoval tem como vizinhos a cidade de Ubá, terra de Ari Barroso, Miraí com Ataulfo Alves, Cataguases de Lúcio Alves e Rodeiro berço de Zé Geraldo. Visconde do Rio Branco, além de conservatório, é famosa por suas Bandas de Música.
Guidoval não tem nenhum filho de projeção nacional, no meio musical. A exceção fica por conta do Maestro Osvaldo José de Barros ( Sô Tute ) , hoje com mais de 91 anos de idade; que compôs inúmeros dobrados, requisitados e respeitados pelas diversas Bandas de Música, de todo o país.
Todas as festividades são abrilhantadas pela Corporação Musical "Belarmino Campos". O nome é uma justa homenagem ao ourives, músico , jornalista, compositor, dramaturgo , ator , homem das artes ; que viveu no início do século.
Diversos músicos destacaram-se na vida de cidade como o Maestro Moisés Mineiro , Sô Juca Alfaiete e os seus filhos Adão e Walace Azevedo , José Alves de Freitas ( Zé Negueta ) , Odilon Reis , Zé Mineiro , Álbero Campos ( filho de Belarmino Campos) , Celso Reis, Zico Sapateiro ( pai do jornalista Hélio Ferreira Cezar ).
Atualmente o encarregado desta incumbência, manter viva esta tradição; é o vereador Luiz Geraldo Pinheiro, filho de Geraldo Pinheiro, grande musicista.
Em 1.989, houve um movimento para a construção da Sede da Corporação Musical Belarmino Campos, liderado pelo Dr. Márcio Barbosa. Com a contribuição do Marquinhos da Casa Silva, do prefeito em exercício José Vieira Neto, e muitos outros guidovalenses, a campanha obteve o sucesso pretendido.
Atualmente a Banda anda carente de instrumentos musicais e incentivo à formação de novos talentos.