Prof. Evandro Marques de Oliveira

Nasceu na localidade "Várzea Alegre" (Zona Rural) do município de Guidoval-MG, em 25 de dezembro de 1.968.

É filho de Anides de Oliveira e Neli Marques de Oliveira. Seus irmão: Rodrigo Marques de Oliveira e Fabrício Marques de Oliveira.

A sua infância foi simples, alegre e humilde, nesta localidade chamada "Várzea Alegre"; os seus brinquedos eram sempre improvisados, pois, desde pequeno já soltava com toda criatividade a sua imaginação!

Era garoto esperto e ativo!

Os amigos dessa época eram os seus primos, filhos das queridas tias Alida e Edina. Evandro e seus primos brincavam e se divertiam muito, inclusive, faziam algumas travessuras. Foi uma fase, sem dúvida, bem marcante em sua vida.

Antes de conhecer a escola, aprendeu a ler e escrever com o auxílio de sua mãe que é professora primária, excelente profissional. Quando completou sete anos de idade, iniciou os seus estudos na Escola Estadual Cel. Joaquim Martins, em Guidoval-MG.

O início de sua vida escolar foi muito difícil porque encontrava dificuldades de adaptação e por isso chorava bastante. Não conseguia gostar de ficar na escola, e sua mãe, tendo de dar aulas, não podia lhe fazer companhia.

Assim sendo, quem ficou como a sua grande companhia durante as primeiras semanas de aula foi a tia Nicolina, para que ele fosse se acostumando na escola, de forma mais tranqüila, ela foi ficando também durante os primeiros meses.

Por fim, tudo deu certo, ele já sentia bem. A sua primeira professora foi a Chinita, que muito marcou seu primeiro ano de estudo, nesses primeiros momentos de escola.

Neste mesmo ano (1.976) ao chegar o mês de agosto, Evandro mudou-se definitivamente para a zona urbana, ou seja; para dentro da cidade de Guidoval. Foi então que ele se enturmou, fazendo grandes amizades, as quais conserva, com muito carinho, até hoje.

Em sua adolescência, foi bastante dedicado aos estudos, aliás, desde cedo já se encontrava um menino inteligente, participante e sobretudo responsável, levando a escola a sério! Um encantador exemplo para os colegas.

Estudando na E.E. Guido Marliérè (Guidoval - MG), atual Mariana de Paiva, teve muita afinidade com alguns professores, como Lurdinha (Professora de Ciências); Luíza Rosa(Professora de Geografia); Carminha ( Professora de História) e Ibsen (Salim) (Professor de Língua Portuguesa).

Ainda criança, Evandro tinha um grande sonho: " Queria ser caminhoneiro". Este sonho o acompanhou também durante sua adolescência... Com o passar dos anos foi mudado este ideal, é claro! ... Grandes objetivos profissionais já começavam, aos poucos, povoar a sua mente...

Cursou o 2º Grau na Escola Particular PROMOVE em Ubá,, hoje chamada ANGLO.

Este foi um momento importante e decisivo, onde o antigo sonho tomara novos horizontes... Pensou em fazer para o futuro, cursos muito bons; em especial, o curso de Engenharia Mecânica, certamente porque o lembrava do belo sonho de criança... E assim foi em frente, rumo a este objetivo. Chegou então o tempo de prestar as provas preparat6rias para a fase do vestibular... Já sabia, que algum tempo depois, seu vestibular seria mesmo para Engenharia Mecânica. Quando tudo lhe parecia muito bem, na mais perfeita ordem; algo muito triste e inesperado aconteceu. (Foi em Agosto de 1986, quando cursava o 3 ano científico) - 0 seu professor de Biologia, o Sr. Batista, faleceu!... Uma grande perda, porque este professor era um dos melhores em sua área nesta época; dono de um talento inimitável e de uma grandiosa capacidade para ensinar... Além do mais, era muito querido por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Evandro ficou muito balançado com a perda desse professor, por quem tinha profundo respeito e grandiosa admiração.... foi esse, um momento de profunda reflexão em sua vida. Alguma coisa relacionada aos ideais de profissão, começa a mudar em seus pensamentos e mexer com suas emoções... Inexplicavelmente, surgiu aquela vontade imensa de seguir a mesma carreira do saudoso Professor Batista. Então, com a maior firmeza, se decidiu: "Quero ser um grande Professor de Biologia...."

Sentia-se feliz ao tomar uma decisão bonita e super consciente!...

Sua decisão contrariou um pouco a sua família, porque esta pensava que Evandro fosse optar por "medicina". Quem mais se contrariou foi a sua mãe, afinal, ela sempre o incentivou muito nos estudos, fazendo o impossível para que ele jamais pensasse em desistência... Enfim, os familiares aceitaram numa boa a sua decisão, pois, a sua vit6ria, seria também deles....

Em Janeiro de 1987 prestou vestibular para Matemática na Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Ubá, já no momento da segunda chamada. Talvez este vestibular em Ubá, lhe tenha significado apenas mais uma de sua experiências ideal já morava firme em seu coração... E este; ele, com certeza, sabia : "Estudar Ciências Biológicas". Evandro conquistou o primeiríssimo lugar para o curso de Matemática em Ubá e, posteriormente viajou ate Viçosa, para buscar o que realmente queria, e como queria !....

Conquistou o 4º lugar para o "Curso de Biologia " na Universidade Federal de Viçosa UFV... Estava tranqüilo e muito feliz....

Chegado o momento de se ingressar nos estudos universitários, Evandro sentiu que teria de passar por alguns problemas neste início de tempo, mas para enfrentá-los mais seguramente, contou com a ajuda de bons amigos.

Dentre eles, estava o Éder Marcos que lhe prestou toda atenção e solidariedade, sendo o seu grande companheiro de quarto no alojamento. Com as Graças de Deus, adaptou-se tranqüilamente bem com sua turma de curso. Apesar de tudo se encontrar encaminhando, por algumas vezes ele acabou pensando em desistir... Isto porque, como qualquer aluno que deseja seguir um ideal, encontrou dificuldades em assimilar determinados conteúdos... 0 que e muito mais do que natural!... Mas ele estava desanimado, durante estes dificultosos momentos...

Conseguiu supera-los contando com a ajuda de dois professores - Primeiramente, no apoio carinhoso de seu Professor de Biofísica : Sérgio Pacheco, que lhe arrumou um serviço de estagiário no PIECIM (Programa Integrado de Ensino de Ciências e Matemática), o que muito lhe ajudou em suas despesas na UFV, e por conseguinte, no apoio do Professor de Citologia : Sérgio Luís Pinto da Mata.

A partir dai, tudo se tornou mais fácil no decorrer de seu curso de Biologia, a não ser no final, onde ao estudar a parte de "Evolução" encontrou muitas dificuldades, mas com esforço, persistência e ajuda de vários colegas, conseguiu superá-los, dando mais uma vez a grande volta por cima!...

Em 10 de Abril de 1992, Evandro formou-se em "Biólogo" pela UFV.

A sua primeira aula foi dada bem antes de chegar esta inesquecível data. Foi no ano em que começou a estudar na Universidade. Isto mesmo!...

Em 1987, no mês de agosto.

Esta aula foi de Matemática, dada aqui mesmo em Guidoval, na Escola Estadua1 Guido Marliérè, atual Mariana de Paiva; sendo este um curto período de trabalho. Foram apenas alguns meses dando aulas de Matemática.

Em 1988, começou a lecionar definitivamente, nesta mesma escola, com aulas de Química. Na sua primeira turma de Química, conheceu a simpática jovem Rosângela Quinelato, que após alguns anos, tornar-se-ia sua esposa. (Casaram-se em 23 de dezembro de 1995.) Neste momento ano/1988, começou a dar também aulas de Biologia e Ciências, alem da Química que já lecionava.

Hoje, ele resolveu abandonar "Ciências" (para 5ª / 6ª / e 8ª séries) optando por "Biologia e Química" (para 2º grau e cursinhos).

Em sua carreira, conseguiu grande ascensão, chegando a dar mais de cinqüenta aulas por semana, em escolas estaduais e particulares, algo que permanece como marca registrada em seu trabalho, através de seu precioso talento e de sua garra profissional!... - Alguém, sem dúvida, muito iluminado por Deus!...

Quando se passava o mês de Junho de 1992, houve um fato curioso na vida profissional de Evandro. Juntamente com seus colegas de trabalho, aqui em Guidoval, ele resolveu fazer um concurso público em sua área, para professores de 5ª a 8ª série (P3A e 2º Grau P5), utilizando sua inspiração, suas habilidades e presença de raciocínio, conquistou lindamente o 2º lugar do Estado de Minas Gerais em Biologia (para o 2º grau) e o primeiríssimo lugar em Ciências (para o Ginásio - 1º Grau). E ai?

- 0 que aconteceu depois? Por ironia e desconsideração humana do destino, esta brilhante conquista não foi aceita pela lei, na época; simplesmente porque ele não tinha em mãos o seu diploma (de Curso Superior em Biologia) registrado...

Era recém formado e o tempo para se conseguir este registro, ainda estava curto! ... Demoraram alguns meses a mais...

Todos os colegas de trabalho e amigos, acharam esse fato absurdo; se entristeceram, ficaram chateados e muitos foram os comentários a respeito...

0 caso é que, nesse Brasil, as leis infelizmente não costumam trilhar os verdadeiros caminhos da verdade e da justiça social

Com o passar do tempo, toda tristeza contida neste fato, foi ficando para trás; sem se tornar tão sofrível assim... Afinal, o tempo é o nosso melhor amigo, que além de nos trazer esperanças e renovar nossas forças, ajuda a curar as dores do passado.

Diante da inteira dedicação, existente no Evandro, este desmotivante episódio não afetou sua carreira e nunca 1he fez falta; porque ele é um profissional de primeira linha!... Porque a sua infinita vontade de vencer sempre foi a sua grande bandeira!... 'É a mais pura realidade, orgulhosamente reconhecida por todos aqueles que o amam e que tanto querem vê-lo feliz!... Evandro é hoje um grande profissional; respeitado e conhecido como um dos professores mais solicitados pelas escolas de nossa região.

No momento, leciona na escola que mais gosta. A atual "Escola Mariana de Paiva" (aqui em Guidoval/MG), e em algumas escolas particulares de Ubá, como o "Colégio Sagrado Coração de Maria"; o "Anglo" e num atual cursinho, organizado por ele mesmo, e pelos amigos João José e Delton.

A respeito deste cursinho, Evandro tem o objetivo de transformá-lo num col6gio oficial, que deverá ser chamado: "Colégio RAIZ".

0 que nos resta dizer?... - É simples!...

Evandro é assim: - Um filho exemplar; um irmão companheiro e amigo; marido dedicado e bom; atencioso e alegre com os colegas, enfim, uma pessoa 6tima!... Tem como grandes amigos: Carlinhos, José Maria, Marcos, Odair e Marquinhos.

0 seu nome é, e sempre será para todos um símbolo de competência, disposição, profissionalismo, garra e dedicação. - Há consigo o amor pelo trabalho; o que é maravilhoso!...

A sua maior e mais bela realização é sentir o seu reconhecimento pessoal para si mesmo e por um mundo melhor... Este reconhecimento também existe nos corações daqueles que o conhecem e que tanto o admiram!...

Para ele, é como objetivar um dia olhar para trás e sentir que foi útil; servindo o que há de melhor em si, para muitas e muitas pessoas...

* A sua mensagem, que costuma sempre deixar para seus alunos é a seguinte :

" - Se você quer fazer alguma coisa na vida, que faça, mas faça bem feito..."

* E a mensagem que seus alunos e colegas de trabalho deixam para ele :

" Progredir é um direito, e cada um de nós, tem esse direito!... Através do desejo pessoal ganhamos forças para lutar, coragem para resistir aos desafios e o inigualável sabor de uma merecida vitoria! ...

- Querido Evandro, você possui um lugar muito especial em nossos corações"

OBSERVAÇÕES FINAIS:

Este trabalho só foi possível, através da disponibilidade e motivação do Professor Evandro, do carinho e atenção de sua mãe Neli e da colaboração de sua amiga que muito lhe estima "Carla Moreira Reis" (Professora de Língua Portuguesa e Redação).

TRABALHO BIOGRÁFICO DOS ALUNOS :
Silvia Helena Campos
Odair Correia Campos