Danilo Manoel Antônio
Dia 19/03/1954 nasce na localidade denominada Fazenda do Pombal, município de Guidoval um menino que mais tarde se tornaria Danilo Manoel Antônio ou Dunga do Pombal um homem que pela simplicidade e pela sua vontade se destacaria no futebol...
Seus pais eram pobres lutavam para ter o que comer no dia-a-dia, mesmo não tendo um arroz ou feijão todos se contentavam com um mísero mingau de fubá, Danilo em meio a toda essa situação ganhou um apelido de Dunga, porque ficava mexendo muito em gordura de porco. Dunga viu muitos de seus irmãos morrerem ainda no berço por causa de doenças que hoje são controladas, mas naquele tempo não havia recursos, contudo ainda estudou na Escola Estadual Mariana de Paiva era muito levado, brigava com seus colegas, mas era no fundo um grande amigo e tem uma grande admiração por Nelci Cusati, uma professora que se destacou entre as outras.
Mas o tempo foi passando e adolescência veio chegando e logo se tornou um fã do futebol, começou a jogar no time do Pombal, não era um dos melhores mas nunca ficava de fora da partida.
Nesta época trabalhava na Companhia Açucareira da Cidade de Rio Branco, na qual casou-se e assim veio surgindo as suas maiores conquistas, os seus filhos. Pouco depois se candidatou a Vereador no município de Rio Branco, não ganhou mas teve uma votação satisfatória. Seus pais vieram a falecer logo após o casamento, superou a angústia e continuou a tocar a vida, adquiriu o cargo de Dirigente do time do Pombal e há 22 anos continua firme na sua função de amante do futebol, onde foi campeão por 4 vezes da Copa Guidoval de Futebol.
Dunga ficou muito conhecido pela sua bondade e fé e ao longo de sua vida afirma sempre que nunca foi rico economicamente mas sim rico espiritualmente. Depois de 30 anos de serviços prestados à Companhia Açucareira de Rio Branco foi mandado embora, então passou a trabalhar na lavoura com a maioria de seus filhos já crescidos ajudando-o no serviços e despesas, na qual consegue mantê-los estudando, coisa que fez por muito tempo, até hoje continuam morando na mesma casa que morava quando pequeno.
Suas amizades que conquistou o tornaram muito conhecido na Política, como na Religião e principalmente no futebol pelo time do Pombal que foi o significado de toda a sua vida. Defende assuntos ecológicos como exemplo a Árvore do Pombal que tem mais de 100 anos, popularmente é chamada de Sete Cascas, no que se refere ao futebol defende com garra as partidas do seu time ganhando ou perdendo.
Na cidade de Guidoval todos o conhecem, sabem quem é Dunga, sabem de sua importância. Mesmo tendo um passado difícil não guarda mágoas, adora relembrar tudo o que já passou. Gosta da vida de antigamente, mas acha que as pessoas têm tudo e não se contentam com o que tem. Dunga espera continuar sendo o que é, e fazer muito mais para o time do Pombal, sua família e compartilhar as suas grandes alegrias e vitórias com todos.
Trabalho Biográfico dos Alunos :
Edinilson Pereira Coelho
Camilo Elber Lital