Profª Carmem Cattete Reis Dornelas

Carmem Cattete Reis Dornelas, seu nome foi escolhido por seu avô que leu um romance cuja protagonista chamava - se Carmem. Ele teve uma filha com esse nome que faleceu e quando sua neta nasceu, seu avô pediu à sua mãe que colocasse esse nome em sua filha.

Nascida no dia 18 de dezembro de 1924 em Guidoval, é filha de Astolfo Francisco dos Reis e Maria Cattete Reis.

Batizada no dia 20 de Janeiro de 1925, teve 4 irmãos, cujos nomes são : Edson Cattete Reis e Deoclécio Cattete. Residente á rua Pe. Vicente em Guidoval. Algumas amigas que passaram a infância ao lado de Carmem : Nadir Cunto Pereira , Cibele Pinto, Irene A. Cruz, Maria da Glória Queiroz e Cecília Vieira.

Casou-se com Natalino Dornelas de Oliveira no dia 22 de Julho de 1951. Teve quatro filhos : Mariza Cattete Reis Dornelas nascida no dia 21 de Julho 1952 em Guidoval, Marcellus Cattete Reis Dornelas nasceu dia 5 de Março de 1955 em Guidoval, Rosana nasceu dia 24 de junho de 1965 em Ubá.

Carmem estudou nas Escolas Reunidas de Sapé de Ubá. Fez a primeira comunhão no dia 15 de Abril de 1934, logo após estudou no colégio Sagrado Coração de Maria em Ubá, fazendo Curso Normal. Em Guidoval sua diretora foi Edith Gomes em Ubá suas diretoras foram Mêre Esperance e Mêre Maria Gonzaga. Formou -se em curso normal, no dia 4 de Dezembro de 1941.

Durante 45 anos ( De1942 a 1987 ) exerceu a profissão de professora primária diretora e professora de desenho.

Carmem sempre gostou e participou de corais, no colégio interno de Ubá, onde as cantoras ocupavam coro no fundo da Igreja. Algum tempo depois Carmem começou a mobilizar as crianças, num momento em que foi coordenadora de uma turma muito boa de 5ª série, na antiga E. E. Guido Marlière ( Guidoval -MG) atual Mariana de Paiva.

Em 1984 quando veio um padre para Guidoval chamado Jorge Luis Passom, com quem ela fez grande amizade, ele a convidou para organizar um coral de crianças para as missas dominicais das nove horas da manhã. Este coral teve tanto êxito e repercussão que hoje conta orgulhosamente com 14 anos de existência. Escreve, ensaia e dirige a via sacra ao vivo com uma equipe que é encenada na sexta-feira Santa, o auto de Sant'Ana que é apresentado na escadaria da Igreja na festa da Padroeira.

Em sua vida, Carmem passou por um momento muito sofrido : a morte de seu esposo, num terrível acidente quando ele regressava de uma romaria em Aparecida do Norte. Carmem nunca desejou viajar para fora do Brasil. Durante seu tempo como professora Carmem teve outra oportunidade de trabalho que lhe agradou muito : Prestou grande serviço para a Prefeitura de Guidoval como Presidente da Câmara Municipal.

Foram 6 anos como Presidente da Câmara em 3 mandatos, num total de 12 anos como vereadora.

Sua ideal : "O progresso sempre e cada vez maior de nossa terra ".

Nota : Para realização deste trabalho, contamos com a ajuda de uma ex-aluna da professora Carmem Cattete Reis Dornelas, que lhe tem profundo respeito e grandiosa admiração A Professora de Língua Portuguesa e Redação "Carla Moreira reis ".

Trabalho Biográfico das Alunas :

Gisele da Silva Arruda

Graciane Lemos de Oliveira